Lembranças de Natal


A infância é marcada por descobertas, aprendizados e criação de memórias afetivas que ficaram guardadas para sempre. Especialmente quando nos aproximamos de datas festivas, os pequenos ficam tomados de expectativas, pois essas datas são marcadas por momentos especiais. E são ótimas oportunidades para criar lindas lembranças que ficaram para o resto da vida.

Seja qual for sua crença ou religião, a época que antecede o Natal é um ótimo momento de reflexão. Incluir atividades especiais que envolvem as crianças nessa época é uma maneira leve e divertida de fortalecer o vinculo entre pais e filhos. Aproveitar esse tempo para reforçar valores, agradecer pela família, incentivar a solidariedade e a compaixão é muito importante tanto para as crianças que estão aprendendo, quanto para nós adultos que precisamos relembrar e reforçar nossos valores.

Lembre-se que essa época não são só presentes e Papai Noel. É época de reflexão, de amor, de família e fé. Chegando próximo ao Natal, trago dicas de como aproveitar essa data e o espírito natalino para vivências mágicas com as crianças.

– Ler Histórias de Natal: contar para as crianças sobre a história e o significado dessa data é muito importante para que possam compreender e vivenciar o verdadeiro sentido do Natal.

– Montar a árvore de Natal: é um clássico dessa época e gera uma alegria imensa nas crianças. Reúna a família para participar e torne desse, um momento marcante e feliz. A cada enfeite colocado pode-se agradecer por algo de bom que aconteceu ou incluir os desejos para o novo ano que está chegando.

– Separar brinquedos para doação: nesta época as crianças ganham brinquedos novos, e é um ótimo momento para falar sobre solidariedade, convide a criança e separe os brinquedos que ela não brinca mais e estejam em bom estado.  Juntos, levem esses brinquedos para doação. O espírito da solidariedade e da compaixão precisa ser estimulado e ensinado desde pequeno.

– Escrever a carta para o Papai Noel: outro clássico que deixa as crianças animadas. Se elas ainda não sabem escrever, peça para que faça um desenho e explique o que desenhou. O importante é o momento juntos.

– Escrever uma carta de agradecimento: aproveite esse momento para estimular em seu filho o sentimento de gratidão, pela família, pelo alimento, pela proteção e pelos bons momentos vivenciados.

– Criar um cartão de Natal para alguém especial: deixe a criatividade fluir e juntos montem um cartão de Natal. Pode ser desenho com lápis, giz de cera, tinta, material reciclado. Ensine ao seu filho como é legal fazer alguém se sentir especial.

Essas são apenas algumas sugestões para que o Natal com seus filhos seja especial. Mantenha essas atividades a cada ano e crie uma tradição, proporcione lembranças especiais para seus filhos. Aproveite essa época para ver filmes de Natal, passear pela cidade e ver a decoração natalina, participar da programação da escolinha. Entre no clima natalino e repense o tempo que você tem para seus filhos!

Que esse período possa trazer belas recordações e reforçar ainda mais o vínculo entre vocês. Que a família e a fé sejam lembradas por todos os dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *