Emei Mundo Mágico: promovendo o desenvolvimento integral da criança

Emei Mundo Mágico está trabalhando, neste ano, com o projeto Mundo Mágico da Leitura, que objetiva o desenvolvimento afetivo e cognitivo da criança

Iniciamos, nesta edição, a divulgação das escolas da rede municipal de ensino de Três de Maio. A primeira é a Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Mágico, que conta hoje com 72 alunos.

A escola

A Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Mágico está localizada na Rua Princesa Isabel, 565, no Bairro Castelo Branco. Seu funcionamento está de acordo com a Lei de Criação nº 082/88, de 31 de agosto de 1988 e decreto de designação nº 082/99, de 14 de dezembro de 1999, passando a Sistema Municipal de Educação com a Lei Municipal nº 2337/2006, de 21 de novembro de 2006.

A instituição atende crianças de zero a quatro anos e hoje, conta com 72 crianças que frequentam a escola em turno integral, divididas nas turmas do Berçário I (0 a 1 ano), Berçário II (1 a 2 anos), Maternal A (2 a 3 anos) e Maternal B (3 a 4 anos). Há quatro professoras, sendo que a professora Daiani Janaína Mirando do Amaral é a diretora, quatro atendentes, quatro auxiliares, uma monitora, uma estagiária do CIEE, uma cozinheira e uma serviços gerais.

Atividades que visam o desenvolvimento integral das crianças

A escola desenvolve diversas atividades de forma indissociável entre o cuidar e o educar, tendo por objetivo o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Neste ano, está sendo trabalhado o projeto Mundo Mágico da Leitura, de prática de leitura, que objetiva o desenvolvimento afetivo e cognitivo da criança. Estão sendo desenvolvidas diversas atividades para incentivar a leitura e o hábito de escutar histórias e manusear livros deste os alunos do berçário.

Para desenvolver nas crianças o gosto pela leitura antes mesmo de estarem alfabetizadas, uma das ações da escola foi adotar o Varal da Leitura, na entrada da escola, onde os livros estão dispostos em varais, nos quais os pais e as crianças retiram os livros e devolvem no momento em que retiram outro.

Também estão sendo realizadas diversas ações, como a Sacola da Leitura, quando as famílias levam a sacola para casa, leem os livros selecionados na sacola e registram com relatos ou desenhos juntamente com os filhos a experiência.

Há também o Piquenique da Leitura, e, diariamente, a Emei Mundo Mágico realiza nas salas a observação e o manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, folhetos, jornais, histórias em quadrinhos, uso de fantoches e dedoches, dentre outros recursos didáticos.

A Emei Mundo Mágico não é apenas um lugar onde as crianças passam o dia para receber cuidados, mas sim um espaço parar receber também uma educação partida das práticas pedagógicas para formá-las cidadãs dentro do mundo da leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *