EMEF Francisco Sales Guimarães: construindo estudantes críticos, responsáveis e comprometidos com a construção de sua aprendizagem

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Sales Guimarães, ou Sales, como é conhecida, está localizada no bairro Planalto, em Três de Maio. Foi inaugurada em 11 de janeiro de 1977, pelo prefeito Ceslau Sawitzki. A cedência do terreno foi feita por Fausto Mansueto Pinzon.

Da necessidade de dar aos alunos a oportunidade de participar de eventos musicais, em 1985 a escola iniciou internamente o Festicanção. A partir de 1990 o evento foi aberto ao público de todas as outras escolas para, no 6º festival, ser lançado somente para as escolas da rede municipal, como permanece até hoje. O festival acontece de dois em dois anos, sendo que ano passado ocorreu o XV Festicanção, que contou com a participação de alunos de toda rede municipal.

A escola conta hoje com dez turmas divididas nos turnos matutino e vespertino, de Educação Infantil ao 5º ano. A direção está a cargo da professora Cátia Grasiela da Silva Woiciekoski e a vice-direção, da professora Ana Cristina Petter. Os profissionais da escola dividem-se em nove professores regentes das turmas, duas professoras de língua inglesa, uma professora de arte, duas professoras de Educação Física, uma professora de Língua Espanhola, uma secretária, duas monitoras, duas serventes, uma professora substituta/bibliotecária, uma professora de Atendimento Especializado/reforço escolar, monitores de informática e uma zeladora. A escola possui cinco salas de aula, uma brinquedoteca, uma sala de leitura/vídeo e biblioteca.

São ofertados aos alunos treinos de futsal e voleibol na escola, participação nos projetos AABB Comunidade, Escola Vai ao CTG e Banda Municipal.

Projeto ‘Alimentação Saudável e Qualidade de Vida’ trabalha conteúdos e incentiva hábitos de alimentação saudável e atividade física
A escola desenvolve seu currículo através de projetos e temas geradores, comprometendo-se em assumir uma linha de ação em que o aluno se situe na realidade atual sem deixar de lado o lúdico. Entre as ações estabelecidas, trabalha-se o combate ao racismo, reflexão sobre a história, combate ao bullying, inclusão e o resgate de valores para a construção de um sujeito crítico, responsável e comprometido com a construção de sua aprendizagem.

Em cada data comemorativa são produzidos materiais para despertar a ludicidade nas crianças. No mês de março foi a escola se envolveu com o projeto “Circo”. As turmas fizeram apresentações para os pais e comunidade em geral em uma noite cheia de animação e encantamento.

A participação dos pais na escola é muito valorizada. Além das conversas quando necessário, no mês de maio acontece um evento que conta com a participação dos pais: o ‘Família Sales em Movimento’, que tem o objetivo de reunir a família para uma série de atividades; no mês de junho realizaremos a Festa Junina, e no mês de agosto o III Baile da Cuca e Linguiça, promoção a cargo do CPM da escola, que além da comunidade escolar, conta com a participação da comunidade de Três de Maio, que apoia e divulga o nome da escola. Nos meses seguintes, htem o Dia do Estudante, Semana da Criança e, para encerrar o ano, o espetáculo de Natal.

O principal projeto desenvolvido pela escola no ano de 2017, que teve continuação neste ano, faz o resgate da “Alimentação Saudável e Qualidade de Vida”, no qual os professores vêm trabalhando os conteúdos, incentivando hábitos de alimentação saudável e atividade física. Além de trabalhar em sala de aula, algumas turmas colocaram, literalmente, a mão na massa, produzindo receitas nutritivas e saudáveis. Já foi produzido o pão de beterraba, o brigadeiro de mandioca, o sanduíche natural, bolos integrais e muito, mas muito incentivo para que os pais enviem somente lanches saudáveis, evitando refrigerantes e alimentos de baixo valor nutritivo. Algumas turmas tem o ‘dia da fruta’, o ‘dia do ovo cozido’, e pode-se perceber que são poucas famílias que ainda não aderiram ao lanche saudável. Dentro da ‘Qualidade de Vida’, os professores têm feito o resgate de brincadeiras antigas, unindo, assim, as famílias que ajudam nesse resgate. Logo começaremos a produção de uma horta na qual cada turma definirá o que irá produzir em seu canteiro. Dentro deste projeto, em todas as quintas-feiras são feitas atividade de ginástica com os alunos.

A escola acredita em um mundo em que os educandos serão sujeitos conscientes, honestos, batalhadores e que saibam respeitar as diferenças. Nossos educadores incentivam hábitos de leitura e estudo, criando um ambiente harmonioso e feliz para nossos queridos alunos! Venha conhecer nossa escola e saber mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *